HOME SOBRE CONTATO FREEBIES CLIPPING

oi, visita o meu blog?


07 fevereiro 2016


Há algum tempo atrás eu estava discutindo sobre isso em um grupo de blogueiras e chegamos no consenso de que não devemos ligar para certos tipos de comentários. Leia-se: Comentários que não dizem respeito a nada do post. Porque até um comentário que fala mal do post mostra que a pessoa ao menos leu ele para poder criticar. Ninguém gosta de comentários do tipo "Adorei o post" ou "nossa gostei do seu blog, olha o meu também?"

Eu sempre respondo TODOS os comentários do blog, quando não respondo é porque aquele comentário foi bem desnecessário e mostrou que a pessoa nem leu o que estava escrito. Do tipo que pergunta algo que já estava explicado no post.

Enquanto conversava sobre isso no grupo, uma menina contou a historia de uma blogueira que sempre comentava os posts dela, mas sempre era o mesmo tipo de comentário. Até que teve uma vez que ela não aguentou e resolveu entrar nos blogs que comentavam no blog dela, e ela respondia sempre A MESMA COISA em todos os blogs. Ela comentava sempre a mesma coisa, o blog dela tinha sei lá, uns 50 comentários, tirando os números dos comentários que ela respondia, se fosse assim daria mais de 100, ou quase isso.

Ok, eu não vim aqui para criticar os seguidores e os comentários da moça. Na verdade, tive até um certo receio de falar sobre isso porque sei que muita gente pode não gostar, mas resolvi escrever esse post porque eu e mais um legião de pessoas estamos cansadas! Eu não me importo em não ter comentários no meu post, na verdade eu prefiro um post sem comentários, mas com visualizações bacanas (porque mostra que a pessoa ao menos leu, senão nem ia visitar), do que um post com um numero de comentários grandes, mas sem nada para dizer.

Eu amo tanto esse mundo blogueiro, gente! E amo mais ainda saber que existem pessoas que pensam como eu, milhares delas! Eu não quero me dedicar em um post por horas, editar ele, tirar fotos bacanas, escrever um conteúdo legal, pra depois a pessoa não se importar em ler. Isso magoa, e muito. Porque eu faço isso por amor, não por comentários.  Quando eu entro no blog da pessoa que comentou meu post, eu realmente olho o post que ela fez e falo o que eu achei, se eu gostei e o que eu entendi da postagem e qual a minha opinião. Não importa se o conteúdo é grande ou pequeno, e mesmo assim, mesmo se eu não gostar, eu vou em outros posts dela, e vejo algum interessante que eu senti vontade de comentar.

Porque eu não sou forçada a comentar em um post só porque a outra pessoa comentou no meu. E vocês também não são. Eu comento porque eu gosto e porque eu gostei do conteúdo.  Eu não quero que vocês sejam forçados a comentar em meu blog só porque eu comentei no de vocês. Isso significaria que eu estou fazendo um mau trabalho.

E ninguém aqui quer fazer um mau trabalho, principalmente se ele é feito por amor.

32 comentários:

  1. Eu também sou apaixonada pelo mundo da blogsfera, quanto mais o tempo passa mais este tipo de comentário é frequente, infelizmente. As pessoas estão se importando muito com números em vez de se importar com leitores que realmente gostam do seu trabalho. Muito boa a sua reflexão. Beijos ♥
    www.parisdepriscila.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa, super concordo com você. Elas veem mais as curtidas na pagina, os seguidores no insta, no twitter e no facebook, só que as pessoas se esquecem que o que dizem se uma pessoa lê realmente seu blog não são as curtidas, é a interação em todas as redes sócias. É o contato direto com o leitor, se não for isso, que graça tem ter um blog? O que você ganha com curtidas? Nada. Somente uma falsa aceitação que está fazendo algo certo, quando você sabe que não tá.

      Excluir
  2. Oi Kézia!
    Eu tento sempre comentar nos blogs que passam pelo meu, acho legal essa troca de comentários.
    Mas esse caso que você comentou, parece que a pessoa saiu copiando e colando o mesmo comentário! Pior que quem saiu queimada foi ela...
    Eu achei engraçado uma vez que resenhei um livro que não gostei, simplesmente não achei nenhuma qualidade no livro... e uma pessoa comentou que o livro parecia ser ótimo! Foi rir pra não chorar!
    Mas como você mesma falou, eu também não escrevo no blog para receber comentários; escrevo porque gosto e o blog me faz feliz.

    Beijos,
    Sora - Meu Jardim de Livros

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim! Eu tento responder todos os meus comentários e ainda comentar nos blogs de outras pessoas porque eu acho que elas também merecem isso, mas tem casos que a pessoa força muito a barra :(
      Nossa, já aconteceu comigo isso kkkk não nesse blog, em um outro que eu tinha a algum tempo. Parece que as pessoas estão com preguiça de ler certos posts, principalmente se são de resenha, pq já viram a resenha em outros, isso tbm me deixa um pouco triste, mas enfim, temos que fazer o que gostamos e colocar nossa opinião. Só isso :3

      Excluir
  3. Olha, ultimamente tenho refletido sobre o que você acabou de dizer. Acho que os comentários hoje em dia estão muito banalizados, muito robóticos e principalmente, muito desvalorizados. Pra mim, um comentário sincero vale mais que 20 comentários dizendo "adorei o post". Feliz por ter mais pessoas que compartilham dessa ideia.
    Continue com o seu trabalho, mesmo que coisas assim aconteçam. Como você mesmo disse, fazemos isso por amor a blogsfera.
    Beijos

    Academia Literária DF

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz que você também pense assim Luciano! To mais calma por saber que mais pessoas pensam igual a mim, porque é um opinião sincera e difícil de explicar porque muita gente faz isso e essa pessoa poder ver esse post e não gostar dele, mas cada um pensa de um jeito e temos que colocar isso mais em pratica :D

      Excluir
  4. Vim parar em seu blog justamente por causa desse texto. É algo que realmente me incomoda (e creio que a todos blogueiros sérios), pelo fato de você se esforçar, gastar um bom tempo escrevendo algo e a pessoa ir lá e comentar algo apenas pra divulgar seu blog. Infelizmente é o que mais acontece e, pelo fato de não "retribuir" esses tipos de comentários, meu blog ultimamente tem poucos comentários nas postagens mas são os que realmente valem a pena. Curti seu blog, parabéns. Voltarei outras vezes :)

    Blog: Cantina do Livro

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz que tenha gostado do texto :D Infelizmente tem muita gente assim agora nesse nosso mundo da blogosfera, mas tbm tem muita gente que faz as coias por amor, como eu, você e mais um monte de gente linda! Espero que volte mesmo, visitarei seu blog tbm (:

      Excluir
  5. Eu concordo muito com seu post, inclusive participei desse debate de "adorei, visita meu blog?"
    Eu acho que uma pessoa que faz isso, tem que ser mega cara de pau, acho até falta de respeito com o trabalho dos outros, como você disse, às vezes demoramos horas fazendo um post, tirando e editando fotos, pra pessoa não ter nem o trabalho de ler o título do post.
    Enfim, adorei o seu texto e concordo muito com tudo que você falou ❤️

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada Daniela! <3 Eu achei aquele debate muito bom para esclarecer certas duvidas que eu tinha, fiz até amizade lá hahaha adoro grupos de blogueira pro causa disso. Isso sim é blogar, é interagir, discutir, não só comentar coisas que você comentaria em todo lugar. Obrigada por ler esse textão também <3 hahah

      Excluir
  6. Compartilho sua opinião, um dia desses eu fiz um post, acho que foi uma resenha, e tipo, não só eu como todo blogueiro literário( ou não) se esforça bastante pra escrever, faz anotações, pensa em como vai começar o texto, tira fotos, fica horas e horas em frente ao computador pra finalizar o seu trabalho, e ai aparece alguém com aquela mensagem ctrl v ctrl c fingindo que leu o post, poxa, aconteceu isso comigo e eu fiquei realmente triste e com raia também, eu até prefiro poucos comentários com opiniões sinceras e que me deixem feliz e me motivem a continuar escrevendo do que vários assim, enfim acho que falei demais kkkk
    Beijos
    http://saboreandoasestrelas.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahaha você tirou as palavras da minha boca Luciana! Já aconteceu isso comigo também quando postei uma resenha aqui, eu AMO postar resenhas no blog e não vou parar por causa de certos comentários, mas que desmotiva, desmotiva sim :( e você não falou demais, eu adoro conversar <3

      Excluir
  7. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  8. Olá,
    Esses tipo de comentário, os de duas palavras eu costumo apagar. Os de uma linha se tiver conteúdo, até respondo. Na verdade eu sempre respondo da maneira que comentam. Deu atenção? Eu também dou. Às vezes eu demoro uma hora ou mais montando postagem então acho que posso ser exigente sobre quem responder.

    Sobre o caso da blogueira que você citou: Esses dias eu postei a resenha de um livro e na mesma semana um outro blog postou do mesmo livro. Uma blogueira deixou o mesmo comentário nas duas resenhas. Eu achei super engraçado porque às vezes eu visito uns dez blogs e acaba de cinco deles estarem com a mesma resenha. Mas, cara são opiniões diferentes. Se tá sem tempo, volta outra dia, mas evita o mico x.x

    Tenha uma linda semana ♥
    Nana - Obsession Valley

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também sou dessas que responde na mesma empolgação da pessoa! kkkkkk quando vejo comentarios bem grandes (tipo o seu) fico querendo falar um tanto só pra pessoa ver que também fiquei empolgada com o comentário dela kkk E você pode e deve ser exigente sim u.u

      Verdade! Ontem mesmo fui responder comentários e vi duas resenhas de um mesmo livro, só que comentei coisas diferentes porque vi que a resenha ficou diferente, mas coloquei a mesma pergunta pq fiquei curiosa na resposta, queria saber se a America morre ou não no livro mesmo kkkkkk mas esse tipod e coisa é mesmo um mico :(

      Excluir
  9. Você falou tudo e mais um pouco nesse post. Tem certos comentários que a gente percebe logo que a pessoa não leu, porque é praticamente um "adorei o post" e logo joga o link do blog. Se não gostou da postagem, não comenta, simples assim. A maioria desse pessoal faz isso só pra divulgar o link do blog, mas um blog de uma pessoa dessa não da nem vontade de visitar.

    Um cheiro, lindona.
    www.vinteetantos.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu geralmente tento comentar bastante sobre o assunto que li no blog e colocar minha opinião nele, as vezes eu nao consigo falar o suficiente e o comentario acaba ficando um pouco curto, mas sempre tento mostrar que li o post da pessoa. E sobre divulgar o links, eu geralmente entro em blogs em que o comentario da pessoa é bem grande kkkk nao sei porque, mas fico curiosa. Quando o comentario é curto nem sinto vontade de ver

      Excluir
  10. Oi, visita meu blog? Huauhauhuhauha

    Graças ao bom Deus eu nunca recebi esse tipo de comentário. Se um dia eu receber, excluo. Faço minhas postagens para as pessoas discutirem comigo sobre as minhas opiniões e tal, não pra vir uma pessoa e ficar mendigando visita no blog. Migos, isso é feio, parem! Vocês precisam aprender a conquistar o público com conteúdo e não pedindo "me visita aqui, me visita ali".

    Postagem digna de premiação!

    Um beijo!
    www.bravuraliterariablog.blogspot.coom.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. kkkkkk concordo Phelipe! Isso é muito feio, da até vergonha de ver esse tipo de comentario no nosso blog né? Eu valorizo demais o conteudo do blog, nao importa se o blog nao tem um layout tao bonito, se todos os posts dele sao bons, aquilo acaba me prendendo mais que o layout (na verdade sempre prende né?)

      E obrigada pelo comentario! :3

      Excluir
  11. Oie Kézia =)

    Tem blogueiros que tem repostas meio padrões né? E tipo acham que você nem percebe quando a pessoa em questão nem leu o post. Quantas vezes de eu postar um resenha dizendo que não gostei tanto do livro assim, e a pessoa responder "espero gostar do livro tanto quando você". Tem aqueles que vem só para pedir comentário em postagem x por que vai ajudar muito. Fico pensando ajudar o que? Amo a blogosfera e fiz amizades maravilhosas por aqui, mas assim como você prefiro um post sem comentários do que comentários superficiais.

    Beijos;***

    Ane Reis.
    mydearlibrary | Livros, divagações e outras histórias...
    @mydearlibrary

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também nunca entendi esse lance de ajudar muito kkkk só se for pra ajudar a ter mais comentários superficiais. As pessoas estão se importando demais com numeros, ao invés de ligar pra qualidade do post u.u

      Excluir
  12. olha, ta aí uma coisinha que eu também detesto. dependendo do meu humor eu até apago hahahah mas graaaaças a Deus é a minoria, do tipo que podemos até contar nos dedinhos de uma mão que fazem isso. e eu realmente queria entender o porquê! :~

    mas felizmente a maioria é amor! é interação real e conteúdo bacana, que no fim, é oq nos move né? :** Ja fomos legais

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim! Eu sempre tento recuperar pro meu blogs essas pessoas que tem uma interação bacana nos comentários, porque é isso que queremos quando fazemos um post. A interação!

      Excluir
  13. Concordo com tudo o que vc disse, eu não sei vc, mas tem uns blogs gigantescoooos q acompanho que quase não tem comentários, só milhares de visitas mesmo. Também odeio quando vem aquele fulano com o comentário tipo "adorei o post (detalhando que não leu) e visita aí meu blog" kkk é de matar!!!

    ❥Blog: www.amigadelicada.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa o que tem de blog assim é muito! Na verdade os blogs de sucesso (que eu conheço pelo menos) tem pouco comentario, mas as visualizações sao impressionantes! E como eu disse, quando a pessoa visita seu blog, isso ja msotra que ela leu alguma coisa delee :3

      Excluir
  14. Eu sempre respondo os comentários dos meus visitantes com certeza, mas nunca colei "copias" de comentários. Acho isso muito feio. Claro que eventualmente, as vezes você não vai ter assunto, ou o comentário parecerá meio sem graça, mas não sempre.

    O problema é que hoje em dia as pessoas são mais preocupadas com números do que qualidade, e um pouco disso é culpa dos parceiros (lojas, editoras), que meio que ensinaram isso, valorizando mais quantidade do que vendo qualidade.

    É tão emocionante quando aparece um comentário sincero e muito legal para o nosso blog, como uma vez que uma menina me comentou que tinha comprado o livro depois de ler a minha resenha :)
    precisamos de mais comentários verdadeiros com certeza :)

    www.vivendosentimentos.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Responder comentarios e ir visitar o blog de quem comentou é uma coisa muito linda, feio é copiar todos os comentarios pra vc responder. Essa menina fez isso e ja vi outras pessoas fazendo :(

      Eu tento sempre procurar assunto no comentario, mesmo se o post não for de muito assunto eu acabo falando da minha vida kkkk Poxa, nao pensei nesse lance das editoras, é bem verdade! Quanto mais numeros temos, mais chances pra divulgar o lançamento.

      Sim <3 já vi comentarios lindos aqui no meu também :3 só amor!

      Excluir
  15. Oiii, super me identifiquei.
    Sempre no final do post, coloco uma foto minha com meu nome: NATÁLIA. E tem gente que até isso parece que ignora, porque me chamam de NatHHHHalia nos comentário. Poxa gente, é meu nome, custa conferir antes de comentar pra não passar vergonha???

    Beijos,
    Natália

    www.doprefacioaoepilogo.blogspot.com

    ResponderExcluir
  16. Concordo em "gênero, número e grau"! Até fiz um post sobre isso dia desses.
    O que você disse é completamente verdade. Muito melhor um post sem comentários do que com comentários vazios e inúteis. Ultimamente até não tenho recebido tantos desses, mas quando recebo movo diretamente para a caixa de SPAM.
    Há uns meses fiz uma Resenha Premiada em que - obviamente - tinha que comentar a resenha e recebi uns 3 ou 4 "participando"
    AIIIIIIIIIIII QUE ÓDIO :@ :@ :@
    gente que não lê e pergunta uma coisa que tá no post também é muito irritante
    Felizmente sempre tem quem salve, quem nos dê ânimo pra continuar ♥

    Beijos,
    Kemmy - Duas Leitoras| CONCURSO CULTURAL: escolha um nome, ganhe prêmios

    ResponderExcluir
  17. É complicado isso. Acho que nunca deixei de responder comentário, mas também me chateio quando isso acontece. Uma vez fizeram um post num grupo do FB perguntando o que o pessoal achava sobre colocar o link do próprio blog no final de um comentário e a discussão foi exatamente essa: depende do conteúdo do que vem antes do link. Eu, particulamente, até prefiro que a pessoa coloque o link ao final do comentário dela, porque facilita na hora de ir visitá-la. E eu faço isso também. Acho bacana mostrar de onde você veio e levar a pessoa pra conhecer o blog dela também. Mas só é bacana quando ela realmente foi conhecer o seu, interessada, de cabeça aberta pra receber o que você tem a oferecer e não só pra deixar o link dela lá com uma frasezinha aleatória pra não ficar tão na cara (achando que nos engana). É triste. Mas é o que eu digo, pros outros e pra mim mesma, quando me chateio com essas coisas: essas pessoas são as que devemos ignorar, não ligar mesmo. Nossa atenção tem que se voltar pra quem realmente admira nosso trabalho, nosso esforço. E até mesmo pra quem o critica, como você disse, afinal, críticas nos ajudam a crescer!

    Foi o que eu disse no outro comentário. O que importa mesmo é quem vem aqui de verdade e você mesma. O resto é resto. Não vale a pena se entristecer por isso :)

    To te seguindo. Gostei muito do teu jeito de escrever e expor o que pensa (fora que tem princípios coincidentes com os meus).

    Beijo, beijo.
    www.drawnwings.blogspot.com

    ResponderExcluir
  18. Oi... Vixe! Tenho aprendido muito visitando vários Blogs. Concordo com você quando diz que temos tanto carinho em preparar ou selecionar o post e nos sentimos meio frustadas com os comentários do tipo: Adorei... Amei seu post... bem impessoal, né? Mas confesso que já fiz isso. Sei que temos que interagir e ser objetivas... mas nem tanto rsrsr. Prometo melhorar.(oterceiroato.com). Adorei seu Blog. Bom final de semana, Bjs

    ResponderExcluir
  19. Verdade,concordo com seu post, e o caso da menina citada foi semelhante ao meu : Ela comentou que meu blog era maravilhoso e já estava seguindo,disse que os post eram fantásticos,que eu escrevia muito bem...e deixou o link no final com redes sociais, eu,iludida,decidi visitar o blog dela,e decidi olhar outros blogs que haviam comentado sua postagem, e era a mesma coisa! fiquei bem mal,e também me deparo sempre com comentários como : Amei - BLOG - FAN PAGE- INSTA- YOUTUBE ,"Valeu por visitar meu blog,amei seu post - BLOG DA FULANA"isso me chateia muito, se é para deixar comentários assim, nem comenta né? eu tenho tanto carinho na hora de criar um post,de escolher as fotos,pesquisar sobre o tema- como você mesma disse, e me deparar com esses comentários sem noção É BEM CHATO.
    Eu amei seu blog, de verdade, super clean Kézia.

    Beijãoo, www.simplesmentecriativa.com.br

    ResponderExcluir

© Kézia Martins / Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento por: Colorindo Design
Tecnologia do Blogger.