HOME SOBRE CONTATO FREEBIES CLIPPING

6 MOTIVOS PARA VER 13 REASONS WHY


16 abril 2017


Talvez seja um pouco repentino, um pouco polêmico. Mas não podemos negar o fato que ela está sendo a série mais falada do momento desde que foi disponibilizada na Netflix. Então por que não falar mais um pouco? Porém, antes de mais nada se você for uma pessoa mais sensível do que o resto das outras, se seu psicólogo/psiquiatra disser para você que não é sensato você assistir essa série, então por favor, não assista. Reconheço que, por mais que seja uma série com temas que devem ser abordados, discutidos, ela contém cenas que podem te deixar pior do que já está.

1. É MUITO MAIS QUE SUICÍDIO

Quem já foi adolescente – ou ainda é – sabe que essa fase “difícil” tem seus prós e contras. Ainda mais se você for diferente das outras pessoas. Ou você é da turma popular do colégio, ou você anda com os “perdedores”. Ou nenhum dos dois, você pode ser o cara que tenta ser amigo de todo mundo e ao mesmo tempo tenta ser o mais imparcial possível. Ou você vai achar a época mais excitante da sua vida ou vai tentar vivê-la – ou sobrevivê-la – até essa fase ter passado. Temas como bullying, violência sexual e psicológica, depressão são abordados de forma implícita e explicita no seriado, o que nos leva ao próximo tópico.


2. REPENSAR ATOS

Para Hannah, tudo começou a desmoronar quando por uma “brincadeira” ela se torna motivo de boatos na escola. Boatos esses, que se formos parar para pensar, já presenciamos por nós mesmos em nossas vidas. Aquele (a) colega que deixamos de falar ou nunca falamos porque se fizermos isso pode manchar nossa reputação. Aquela foto que viralizou por toda escola e mesmo que você não tenha repassado, guardou para si para lembrar que  alguém é mais ferrado do que você, então está tudo bem." Quando eu li o livro, eu estava no Ensino Médio e antes, eu nunca tinha parado para pensar nos meus atos e o que eles encadeavam. Eu fazia parte daqueles que tentava ser amigo de todo mundo e não me envolver muito para não me complicar depois. Vivia na biblioteca e era – sou – tímida, mas isso nunca me impediu de conversar com as pessoas. E o que mais percebia quando conversava com determinadas pessoas, é que elas sempre tinham algo para contar, e muitas vezes eram sobre outras pessoas. Coisas essas que, por mais que fossem excitantes na época, eram apenas boatos. Boatos esses que, para alguém, foi a coisa mais covarde que já fizeram com ela e eu, na minha ignorância, perpetuei de uma forma que não me orgulho.


3. ABRE NOSSOS OLHOS

Então, tanto a série quanto o livro nos abrem os olhos exatamente para isso. O que nossas ações podem causar. Sobre como fechamos os olhos para o que acontece ao nosso redor e como podemos mudar essa situação. Tanto o bullying, quanto o suicídio. Quantos amigos passam por problemas e não percebemos pelo simples fato de não querermos enxergar isso? Que a falta de empatia pode ser um tanto prejudicial para outras pessoas que só precisam de “ E ai, como está?”, na vida delas. O que um “ Não tenho nada a ver com isso” pode machucar mais do que um tapa. Nos mostra que – aproveitando uns dos tweets que vi esses dias - bullying não é brincadeira, depressão não é frescura, suicídio não é para chamar atenção estupro não é culpa da vítima. Somos diferentes e por isso a tendência é reagir de diferentes formas para determinadas situações. Não julgar e tentar entender o que o outro sente pode ser o primeiro passo para até salvar uma vida.


4. A BUSCA POR AJUDA

De acordo com algumas notícias, o número de pedidos de ajuda aumentou consideravelmente porque as pessoas se identificavam com que a personagem passou na série. E isso é um fator positivo, pois só nos mostra o quão importante a série se torna e que precisamos falar mais abertamente sobre os temas que ela abordou para que outras pessoas não se sintam perdidas, ou sozinhas.

5. A FALTA DE DIÁLOGO ENTRE PAIS, ESCOLA

Não podemos negar que a violência está por todo lugar, principalmente nas escolas. Começa com um apelidinho ali, um empurrãozinho acolá, e quando vemos a escola é o último lugar que queremos estar. Também vemos que dialogar com os pais está se tornando meio difícil nos últimos tempos – quem sabe, quase impossível – pois os jovens veem os pais como uma barreira a ser ultrapassada e os pais (não todos, por favor) veem os filhos como problemáticos, difíceis de lidar e que é impossível conversar com eles. A serie nos mostra o quanto o dialogo nos faz falta, tanto na escola quanto dentro de casa e que devemos nos atentar a isso. De como nós deveríamos abrir portas para o debate, conversar sobre esses assuntos considerados ainda hoje, por mais que estejamos no século XXI, tabus.  


6. VOCÊ NÃO ESTÁ SOZINHO

Por mais que você se sinta sozinho na maior parte do tempo, que as vezes você pense que não irá fazer diferença nenhuma se você estiver vivo ou não, acredite, você não está só. Você faz toda diferença no mundo de alguém. Por mais que seja difícil acreditar as vezes, sempre terá alguém que se importa com você. Somos humanos, nossa tendência é errar. Converse com alguém, diga o que está sentido. Esses podem ser os primeiros passos para alguém saber o que está acontecendo, para você entender que não está só, que está tudo bem pedir ajuda.


E para finalizar, quero dizer que, o livro, a série mudou minha perspectiva de ver o mundo. De como nossas atitudes podem fazer diferença na vida de alguém, tanto positiva quanto negativamente. Que o silêncio as vezes não é uma opção viável. Que a vida é algo muito sensível. Que o mundo pode ser cruel as vezes. Que podemos ser tanto uma Hannah Baker quanto um dos porquês. Que tudo bem pedir ajuda.

Filhos, conversem com seus pais, pais conversem com seus filhos. Escola, abracem mais seus alunos, os escutem. Isso pode fazer uma grande diferença. Que o setembro amarelo seja o ano todo e não só um mês.

Centro de Valorização a Vida: http://www.cvv.org.br/

14 comentários:

  1. A gente não faz ideia do peso que tem na vida das pessoas, né?

    ResponderExcluir
  2. Oie Kézia, tudo bom?
    Você listou exatamente os motivos que eu pensei durante toda a série, e ainda tem gente interpretando errado. Mas concordo plenamente. Principalmente sobre nos fazer repensar/pensar os nosso atos.

    Beijos,
    Paixão Literária

    ResponderExcluir
  3. Eu não li o livro, mas assisti a série, e com certeza a história não tem como não marcar as pessoas. Acho que a abordagem do tema, e quantos temas, são muitos juntos, vale muito a pena, nem que seja para primeiramente uma discussão e avaliação sobre tudo isso, na escola, nas famílias, e nas vidas das pessoas...

    www.vivendosentimentos.com.br

    ResponderExcluir
  4. Oi! forte o que você disse, podemos ser hanna ou os porquês. Triste realidade. Bjos ❤

    Click Literário

    ResponderExcluir
  5. Oi, Kézia. Acho muito importante as pessoas verem a série como algo a mais do que modinha. Eu ainda não assisti mas não é por falta de vontade, e espero que consiga fazer logo. O suicídio é uma tema forte sabe? Muita gente não consegue encará-lo de frente, mas essa série consegue ao menos nos abrir os olhos, é importante que as pessoas repensem que seus atos podem trazer consequências sérias e graves a vida de outra pessoa. Amei todos os porquês de assistir a série!
    Beijo, Blog Leitora Encantada

    ResponderExcluir
  6. Olá, tudo bem? Amei essa postagem! Assisti a série em dois dias e, depois disso, me pego várias vezes pensando, refletindo, em tudo o que já me fizeram e no que EU já fiz. Quero muito comprar e ler o livro...

    Beijos,
    Duas Livreiras

    ResponderExcluir
  7. Eu ainda não assisti a série. Sinceramente, estou pensando em só ver quando acabar o boom que está por enquanto com todo mundo falando. Meio bobeira minha, mas não gosto muito de ver quando está tão no auge. Eu já estava com vontade de ver e depois da sua postagem me convenci ainda mais, porque também passei pela fase complicada do bullying na escola e uma época que quase sucumbi à depressão, então sei bem o que a Hannah passou.

    Com carinho,
    Conto Paulistano.

    ResponderExcluir
  8. Oi Kézia, sua linda, tudo bem?
    Você me emocionou com seu texto. É duro ouvir o que está acontecendo. É duro admitir que não percebemos a dor que as pessoas ao nosso lado carregam. É duro perceber que uma palavra nossa, uma atitude nossa, pode acarretar consequências graves na vida de outra pessoa. Essa série e esse livro deveriam entrar no lar de todo mundo, nas salas de aulas também. Precisamos discutir, precisamos encontrar uma forma de mudar essa situação. Adorei seu texto.
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Adorei seus motivos, li várias opiniões sobre a série e elas convergem muito, então seu post me ajudou bastante, irei conferir quando tiver a oportunidade e manterei a cabeça bem aberto, até porque toca em assuntos bem fortes né!

    http://www.leitorasvorazes.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Oie Kézia =)

    Hoje assisti ao episódio 9 e fiquei na bad =( A Netflix está de parabéns por trazer uma série que aborda temas que são pesados sim, mas que precisam ser discutidos.

    Na minha época de colégio ninguém sabia o que era bullyng, mas as piadinhas e brincadeiras sem graças já existiam e têm coisas que hoje me chateiam quando eu lembro (...).

    Mas a grande questão e que eu, você e até mesmo a Hannah pode ter sido o "por quê" de alguém. Não sabemos o que as vezes uma palavra ou uma atitude nossa pode representar na vida de outra pessoa.

    Beijos;***
    Ane Reis | Blog My Dear Library.

    ResponderExcluir
  11. Perfeito seu texto! Eu simplesmente amei essa série
    Blog Entrelinhas

    ResponderExcluir
  12. Oi Adriely, tudo bem? Eu amei a série e super concordo com todos os motivos apresentados! Depois que eu eu terminei de assistir eu passei dias pra digerir tudo, foi bem impactante!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante
    Sorteio A guerra que salvou a minha vida

    ResponderExcluir
  13. Oi, Kézia!
    Geralmente eu odeio coisas que curto virarem hype, mas amei a repercussão que a série teve e o tanto que tem mudado a opinião das pessoas quando se trata em pedir ajuda.
    Quanto a ler em ebook, eu leio sim. Manda a sinopse do teu pra ver se faz meu estilo...
    Beijos
    Balaio de Babados
    Participe do #Sorteio1KSeguidores

    ResponderExcluir
  14. Oi Kézia!
    Assim que terminei a série também fiz uma postagem mencionando 13 temas que foram abordados durante a série, acho que todos que assistem precisam falar, precisam se expressar, é uma série muito forte, muito tocante mais necessária, porém como você disse também entendo que para alguma pessoas é melhor não assisir...enfim!
    Beijos

    Divagando Palavras
    www.divagandopalavras.com

    ResponderExcluir

© Kézia Martins / Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento por: Colorindo Design
Tecnologia do Blogger.