HOME SOBRE CONTATO FREEBIES CLIPPING

RESENHA: O OFÍCIO DE ESCREVER


06 agosto 2017


Frei Betto, em 45 anos já escreveu 60 livros, tirando os jornais e colaborações. Desde criança foi um leitor assíduo por conta de seus pais que também eram escritores e assim sua vida foi guiada, diferente de muitos brasileiros, cheia de palavras e, de certa forma, magia.

Ao contrário do que o escritor prega em seu livro, da literatura ser fiel aos clássicos e intocável, eu ainda considero seu livro (e a literatura) algo magico. Digo isso porque Frei afirma que "Livros são estranhas criaturas". Então a literatura pode e deve se locomover por vontade própria, fazendo da própria ideia um ser imprevisível. 

O livro não nos ensina a escrever. Ah não. Vai muito além disso. Ele é sim um guia, mas mais do que pratico,  é sentimento, é reflexão, é beleza, é até mesmo algo sagrado. E o que seria o escritor, se não próprio Deus criando seu mundo? 

Não é uma leitura para se fazer rápido, tem muito sentimento nessas linhas, muitas verdades, muitas obrigações que eu, como escritora, me senti no dever de cumprir. 

E como resenhista desse livro, me sinto no dever de passá-las para vocês. Grandes leitores.

Além de abordar grandes autores nacionais e internacionais, o livro prega a beleza das palavras no livro sagrado e em como aquelas linhas são importantes e muito precisas. Confesso que essa parte não chamou muita atenção, mas é impossível não se impressionar (ao menos um pouco) com as palavras tão bem escritas.
“O bom texto é aquele que deixa saudade na boca da alma. Vontade de lê-lo de novo.” Pág. 15
Acima de tudo, o livro mostra a importância da leitura, do repassar de conhecimento que, no Brasil, está tão escasso. Nós, que somos o pais da piada, "porque brasileiro tem bom humor e é engraçado", não nos tornamos o pais dos leitores. Achei interessante toda a ideia de encerramento que ele colocou sobre a leitura. 

Um livro que fala somente de palavras é só um livro. Um livro que fala dos sentimentos que elas impõem, é um aprendizado. 

E eu definitivamente aprendi.

E só posso agradecer, muito, por isso.


LIVRO: O OFÍCIO DE ESCREVER
AUTORA: FREI BETTO
PÁGINAS: 176
COMPRE AQUI 
NOTA:          
EDITORA: ROCCO
LIVRO ENVIADO PARA RESENHA

6 comentários:

  1. Oi, Kézia!
    Esse livro em cara de ser maravilhoso para quem quer ser escritor, hein...
    Beijos
    Balaio de Babados
    Concorra ao livro Depois do Fim autografado

    ResponderExcluir
  2. Muito interessante esse livro, principalmente para você que é escritora, deve ter sido um aprendizado muito grande e uma ótima leitura :) Eu não conhecia ainda esse livro.

    www.vivendosentimentos.com.br

    ResponderExcluir
  3. Olá, tudo bem? Não conhecia a obra, mas parece ser muito interessante e cheia de ensinamentos. Adorei a resenha!

    Beijos,
    Duas Livreiras

    ResponderExcluir
  4. Oie Kézia =)

    Não conhecia o livro, mas para quem escreve como eu tanto por prazer como por profissão ele me parece ser uma leitura bem válida.

    Adorei a dica! Já vou adicionar na lista ;)


    Beijos;***
    Ane Reis | Blog My Dear Library.

    ResponderExcluir
  5. Olá,que blog lindo, amei conhecê-lo. Ainda não conhecia esse livro, amei a resenha, já está anotado na minha listinha das próximas leituras :D

    http://submersa-em-palavras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Oi Kézia! Que dica preciosa! Um livro tão rico em sentimentos e ensinamentos deveria estar presente em todas as escolas desse país. Parabéns pela resenha! Adorei!

    Beijos

    Vivian

    Saleta de Leitura

    ResponderExcluir

© Kézia Martins / Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento por: Colorindo Design
Tecnologia do Blogger.