HOME SOBRE CONTATO FREEBIES CLIPPING

7 Maneiras de ser mais criativo


23 setembro 2015


Sentiram saudade? Podem dizer, eu aceito. Sou muito enrolona e perco o foco fácil das coisas que faço. Quem acompanha a minha historia no wattpad sabe bem disso. É seculos para postar um capitulo, é por isso que eu pedi para uma leitora beta me cobrar e encher o saco para postar capitulo novo pra ela revisar, vamos ver se agora eu mantenho o foco, pra alegria de alguns. Enfim, não é sobre isso que eu vim falar aqui, só dei uma breve explicada pelo meu sumiço. Aliás, viram o layout novo? Tá uma graça né. Hehe

Muitos de vocês já perguntaram várias vezes sobre algumas atitudes que podemos ter para nos mantermos mais criativos. Eu já respondi essa pergunta, mas como a criatividade as vezes, é difícil de se manter, resolvi fazer um upgrade nessa resposta, e hoje vim trazer para vocês algumas dicas para você se manter criativo todos os dias. 

FAÇA ANOTAÇÕES

Essa é super simples, mas bem pouco utilizada. É uma ideia fácil que você precisa manter todos o dias, tenha sempre um caderninho ou mantenha aberto o bloco de notas do seu celular. Sério, isso já me salvou muito nos textos que eu escrevo. A melhores ideias vem nas piores horas e você precisa estar preparado para agarrá-las.  Não tem como decorar, você nunca vai conseguir manter a ideia na sua cabeça enquanto está na rua até voltar para casa. 

ESCREVA SEUS OBJETIVOS

Em uma pesquisa em Harvard, no primeiro deia de aula, um professor mandou todos os alunos de uma sala especifica escreverem seus objetivos com aquele curso. O que querem com aquilo, o que pretendem fazer depois e o que podem fazer estando ali, aproveitando aquela oportunidade. Apenas 3% da turma respondeu especificamente o que queria fazer e como faria aquilo, essa porcentagem escreveu com muitos detalhes o que esperava do curso, o que queria aprender e o que faria para melhorar seu aprendizado. A resposta do restante foi muito vaga e com pouca clareza. Depois de alguns anos, o mesmo professor procurou os alunos já formados daquela mesma sala e perguntou o que eles estavam fazendo.Os 3% que responderam com clareza a pesquisa, estão agora trabalhando com o que colocaram no papel e o restante daquela turma trabalha em lugares diferentes, com focos diferentes do que escreveram no inicio do curso. Bom, acho que não preciso escrever mais nada. Mantenha seu foco, em tudo o que você quer fazer e sua criatividade vai aumentar.

ARMAZENE AS IDEIAS

Quando você fizer isso, vai acabar armazenando ideias, com isso você acabar fazendo mais do que queria, porque você já sabe muito e já tem muita coisa que você sabe anotado. Não adianta se achar incrível, você precisa armazenar tudo o que aprendeu e o que ensinou. Então mantenha com você suas melhores ideias, combinado?

OBSERVE E ABSORVA

Observe cada pessoa que está ao seu redor, o que elas estão fazendo? O que poderiam estar pensando? Porque aquele cara do outro lado está discutindo com o policial? Isso não é fofoca, não é uma curiosidade ruim, mutias pessoas transformam isso de maneira errada. Você precisa colocar tudo o que está em sua voltar ao seu favor. Assim, quando você for fazer algum trabalho, quando precisar escrever alguma coisa, você sempre vai poder colocar, se uma maneira melhor, mais informação sobre algo. As pessoas criativas tendem a ter um olhar de escritor ou desenhista, elas notam detalhes escondidos nas coisas mais simples do seu dia e transformam aquilo em pura arte ou poesia. 

DESCUBRA NOVAS FONTES DE IDEIAS

 Com a internet ficou mais fácil descobrir novas fontes de ideias, os professores muitas vezes falam para não fazermos isso, por exemplo, na hora de fazer um trabalho escolar, mas na minha opinião, eu acho que com todo esse material perto de um clique, as vezes, você sabendo fazer isso direito, pegando tudo de bom que leu e resumindo no seu trabalho, ele pode sim ficar muito melhor. Repetindo, é ler, e não copiar e colar. Isso vale tanto para trabalhos, quanto para o seu dia a dia, a internet é gigante e existe sites que você nem consegue imaginar, mas o Google é uma ferramenta imperdível para você pesquisar sobre tudo o que quer aprender e descobrir. Tente fazer uma pesquisa nova todos os dias, sei que sua curiosidade é enorme, afinal, você é um criativo. 

ATITUDE OTIMISTA

Já aconteceu de um amigo pedir para você fazer algo e automaticamente, você negar, sem nem mesmo saber o motivo? Isso pode distanciar toda a criatividade que você poderia ter naquele momento de "fazer algo". Como você pode saber se aquele seu feito não irá trazer uma oportunidade, uma ideia? Fala serio, eu tenho ideia quando to lacando a louça! O seu cérebro funciona melhor quando você faz alguma outa coisa, é praticamente automático, é por isso que quando estamos andando na rua, tomando banho, ou ate mesmo dormindo, a ideia aparece de repente. Sabe por quê? Porque tudo o que a gente aprendeu durante o dia, com o nosso cérebro concentrado, a partir do momento que sua mente relaxa, seu cérebro funciona em segundo plano, em um modo difuso, construindo conexões neuras que podem ajudá-lo a entender algo melhor. E isso também funciona se você pensar, "por que não? vamos lá!"Sacou?

 DESCUBRA O PROBLEMA

Resolva o problema agora! Busque, descubra onde ele está e solucione ele. "Pretendo trocar o telhado de casa" e você só pensa nisso, e deixa para fazer no próximo ano, e no próximo... Isso também é ser otimista, sabia? Porque sendo otimista, você faz agora. "Ah, quero fazer isso" "Ah, acho que não é bom" "Mas já to fazendo". Nenhum criativo vive de ideias pela metade, e as ideias andam junto quando você vai fazer algo. Se você não entendeu, revise de novo, pesquise e leia as outras dicas desse post. Descubra o que está acontecendo e dê um jeito nisso.

Ufa! Cansou de ler? Se você leu mesmo, obrigada por ser paciente, porque não foi fácil fazer esse post, viu. Espero que eu tenha conseguido, pelo menos, colocar uma nova ideia na cabeça de quem precisa ser mais criativo. Se esse post te ajudou, comenta aqui, se não ajudou comenta também que eu vou estar tentando melhorar.

7 comentários:

  1. O Layout ficou lindo mesmo, parabéns e que bom que está de volta, adorei as dicas, muitas eu já até sigo, como a primeira que você citou, realmente sempre que surgir uma ideia se eu não anotar eu acabo esquecendo rs :D

    http://confissoesdeumaaprendiz.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Amei, ainda bem que voltou! ♥

    www.antesdaprimavera.com.br

    ResponderExcluir
  3. Nossa eu primeira é que mais faço kkkkk sempre corro pra anotar,posso estar fazendo o que for.
    bjkas lindona e ótimas dicas.

    www.garotafucada.com.br

    ResponderExcluir
  4. Seja bem vinda. Boas dicas.

    Isabel Sá
    http://brilhos-da-moda.blogspot.pt

    ResponderExcluir
  5. Isso mesmo.. E execute! Execute muito as suas idéias...
    Quanto mais colocamos em prática o que pensamos, mas coisas bacanas surgem à nossa frente!

    =*
    Mani Piñeiro

    ResponderExcluir
  6. Amei as dicas! E realmente funciona, às vezes desanimo e fico um tempo sem escrever, mas ver/descobrir coisas novas sempre me motiva MUITO! E anoto tudo também, já que nem sempre temos tempo pra desenvolver uma idéia na hora que ela vem à cabeça, né?
    Bjs
    http://www.seviranos20.com/

    ResponderExcluir
  7. Anotar e observar eu tenho feito... Manter o foco que é o mais difícil! HAHAHA
    As dicas são boas e interessantes. Concordo contigo. Só preciso praticar mais essas ideias.

    aqu3m.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

© Kézia Martins / Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento por: Colorindo Design
Tecnologia do Blogger.