HOME SOBRE CONTATO FREEBIES CLIPPING

Resenha: Confissões de uma garota excluida, mal-amada (e um pouco) dramática


30 julho 2016


Teanira, ou melhor, Tetê (porque ninguém merece ter um nome desses, né minha gente?), é uma garota como eu, você, e até nossa mãe um dia foi. Um pouco dramática. Quem nunca passou por essa fase na adolescência? Época de muitos julgamentos, época de mudanças e de descobertas.


Tetê mostra que passou muito por isso, inclusive, a coitada nem amigos tinha na sua antiga escola. Era motivo de chacota no colégio e possuía vários apelidos maldosos (como Tetê do cecê) por causa da sua aparência e descuido. Por esse e outros motivos ela teve que fazer uma sessão com um psicólogo, pra mostrar para a sua mãe e sua família que ela não era nenhuma anormal como todos sugeriram. Ela só gostava de ficar sozinha porque não tinha ninguém mais para gostar dela.
“As pessoas se dividem em duas categorias: as que são convidadas para tudo e as que são convidadas para nada. Eu, obviamente, me enquadro no segundo grupo.”
Agora ela está com mais medo ainda, pois mudança nunca foi uma palavra muito agradável para ela, e justo aquele ano ela teria que mudar de escola e enfrentar tudo de novo. 


Tetê mora com seus avós e seu bisavô em um apartamento em Copacabana e por causa disso (e pelo fato do seu pai ter perdido o emprego e sua mãe não poder sustentar a família sozinha) terá que enfrentar a nova escola, que agora fica perto de onde mora. Logo no primeiro dia de aula, ela já fica com um pé atrás, mas não deixa de fazer as maluquices de sempre, falando rápido demais e mais que o necessário, sendo muito tímida e excluída... são pontos que ela achava serem negativos para se conseguir um amigo. Mas nesse dia ela consegue dois... DOIS! E o melhor de tudo, consegue um novo amor. Só que ela se proibiu de amar novamente, já que os outros romances fizeram seu coração partir em mil pedaços.
“A gente não está na pele do outro para sentir.”
Mas ele era tão lindo, e simpático, e parecia não se importar com o peso e a aparência dela. Melhor, parecia até gostar de falar com ela. Mas seria possível? Um garoto lindo e popular como aquele gostar de uma garota como ela? Mesmo estando namorando? E com uma garota escrota metida à perfeitinha? Como ela pode gostar dele assim? E será que ela gosta mesmo dele? Será que não era exagero de sua cabeça?

Ou será que ela poderia estar gostando de outra pessoa?


Confissões de uma garota excluída, mal-amada e (um pouco) dramática, foi um livro que me fez voltar ao tempo. Como eu disse, acho que todo mundo já passou por isso em algum momento da sua infância. Eu me vi novamente nos meus 8 anos de idade e senti tudo o que a protagonista quis passar. Apesar de ser um livro descontraído e para jovens, em alguns momentos me fez até chorar, com ensinamentos que deveríamos ter aprendido antes, mas que provavelmente só vamos aprender quando isso realmente acontecer.
“A gente costuma pôr a culpa das coisas nos outros e em geral espera que os outros mudem, que o mundo mude, mas a verdade que eu descobri que nada muda. Mas se a gente der um passo, um passinho que seja em direção a fazer algo diferente pela gente mesma e modificar quem a gente é, plim! A mágica acontece e tudo muda ao redor!"
Thalita Rebouças consegue colocar assuntos um tanto polêmicos, como o bullying, de um jeito descontraído que nos faz tirar muitas risadas. Mas também consegue nos ensinar sobre amor próprio, sobre como as mudanças podem acontecer e que isso não precisa ser necessariamente de dentro pra fora. Afinal de contas “Mudar só um pouquinho por fora pode mexer um muitão por dentro.

PS: Não precisa nem falar dessa capa, né? Que coisa mais linda!



Livro: Confissões de Uma Garota Excluída, Mal-Amada e (Um Pouco) Dramática
Autor: Thalita Rebouças
Editora: Arqueiro 
Páginas: 272 
Comprar: Saraiva 
Livro enviado para resenha 
Nota:        

18 comentários:

  1. Estou querendo muito ler esse livro faz um bom tempo depois que a Arqueiro lançou. Lia várias obras da Thalita e sempre adorava os livros dela. Já estou esperando por esse. Ótima resenha!!

    Beijo
    www.leitorasvorazes.com.br

    ResponderExcluir
  2. Quero muito comprar esse livro. A história me lembrou uma fase da minha vida, eu sofria bullying por ser branquinha demais e não usar as roupas que as meninas da minha sala gostavam de usar, era bem chato, mas passou e olha só, tô vivinha haha Aprendi a me amar, ainda bem <3 Acho que vou gostar muito da leitura desse livro. Beijos

    ResponderExcluir
  3. Oiii Késia

    Eu já vi esse livro pela net. A capa me conquistou.. aii que linda! Mas te confesso que achei a história juvenil demais. Eu amo romances juvenis e leio muita literatura YA, mas esse em especial me pareceu bem pré adolescente e não sei não... acho que já estou meio grandinha pra esse livro...rsrs
    Fico feliz que vc tenha gostado tanto. Essa autora é ótima

    Beijos

    http://unbloglitteraire.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. A capa é linda e eu amei a resenha, quem nunca foi uma tete a vida né?
    Até lembrei de quando estava no ensino médio.
    Beijos
    Charme-se.com

    ResponderExcluir
  5. Oi Kézia,
    Acredita que eu não consigo ler Thalita Rebouças?
    Eu até tentei, porque adoro a Paula Pimenta, mas acho a Thalita tão infantil. Essa capa é realmente um encanto, mas não me atrai. :(
    Beijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Ainda não li nada da Thalita, mas sem dúvidas esse livro tá nos desejados! Todas nós já passamos mesmo por uma fase de drama e até mesmo bullying alguma vez na vida. Só acho engraçado que nos livros é sempre assim, tudo ruim e de repente, oh, amigos e namorado! Arco-iris pra todo lado. Mas por ser uma história leve e mais juvenil, com certeza é válido.

    xx Carol
    http://caverna-literaria.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Oi Kézia!

    Thalita é tão simpática que eu leria o livro dela só pela simpatia dela, mas pela sua descrição, Tetê tb ganhou meu carinho!! Quero ler assim que possível!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  8. Me vi neste livro durante minha adolescência e sabe, a autora realmente abordou um tema muito importante! Gostei da resenha <3

    Bjinhos,
    ❥ AmigaDelicada.com.br

    ResponderExcluir
  9. Já li resenha do livro e tô bem a fim de ler! A Thalita como sempre sendo incrível, né?!

    Beijão, mariasabetudo

    ResponderExcluir
  10. Olá,
    Estou vendo que já vou ter mais um livro para ler rsrs.
    Nunca li nada da autora, mas, se fosse para pegar como primeira leitura seria esse.
    Bjs e uma ótima noite!
    Diário dos Livros
    Siga o Twitter

    ResponderExcluir
  11. Oi Kézia, tudo bem flor?

    Sempre ouvi muitos elogios sobre este autora, e a primeira resenha que leio sobre este livro e confesso que gostei bastante de como a estória se desenvolve, acredito que no momento estou precisando de estórias como esta, tenho que me desprender um pouco da fantasia, enfim fico muito feliz que você tenha gostado flor e tão gostoso quando a estórias mexe com a gente e nos faz lembrar de coisas da vida, espero ter a oportunidade de ler um dia :) e adorei sua fotos, você esta arrasando mulher e outra eu tenho acompanhado as mudanças no seu quarto no inst, esta super fofinho.

    Beijinhos

    https://resenhaatual.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Eu acho a capa desse livro amorzinho, mas nunca tinha parado para ler sobre o que se tratava de fato a história. Achei muito interessante os pontos que você colocou, e com certeza se eu ler a história vou voltar no tempo que nem você.. mas é bom também a gente ver que passou já por essa fase e agora está aqui firme e forte né? hehehe.

    www.vivendosentimentos.com.br

    ResponderExcluir
  13. Oie Kézia =)

    Tenho que confessar que me sinto velha demais para ler os livros da Thalita Rebouças rs... Eles devem ser um graça e super divertidos, mas não acredito que vão prender a minha atenção.

    Beijos;***

    Ane Reis.
    mydearlibrary | Livros, divagações e outras histórias...
    @mydearlibrary

    ResponderExcluir
  14. Oi, Kézia! Essa capa é a coisa mais linda! Já tinha lido outras resenhas a respeito do livro. Achei bacana a forma que a autora usou para tratar de um tema tão sério. Bem legal que os mais jovens possam refletir sobre isso através de um livro que fala a língua deles.

    Beijos, Entre Aspas

    ResponderExcluir
  15. Nunca li nada dessa autora, acredita? rs
    Eu acho a premissa desse livro bem legal e o titulo ja combinou comigo haha
    Beijos
    Estilhaçando LivrosCantar em Verso

    ResponderExcluir
  16. Não é um livro que eu leria, mas a capa é maravilhosaaaaaa!!

    ✦ ✧ http://bruna-morgan.blogspot.com ✧ ✦

    ResponderExcluir
  17. Olá, tudo bem? Adoro a capa desse livro, é uma fofura! Gostei da sua resenha e fiquei com vontade de ler o livro, pois parece ser muito bom e bem no estilo que gosto.

    Beijos,
    Duas Livreiras

    ResponderExcluir
  18. Eu adorava os livros da Thalita quando era adolescente. Acho que devo ter lido todos os "Fala sério!" e amava o "Tudo por um popstar" :) Acredito que ia amar esse livro, mesmo não tendo mais a idade que tinha quando li os livros da autora, justamente por achar que vou super me identificar! Foi o que você falou, quem nunca passou por essa fase, né? :)

    Um beijo! ♥
    www.daniquedisse.com.br

    ResponderExcluir

© Kézia Martins / Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento por: Colorindo Design
Tecnologia do Blogger.