HOME SOBRE CONTATO FREEBIES CLIPPING

10 livros que podem te ajudar a escrever melhor


08 março 2016


FINALMENTE! O post que muita gente tava esperando. Eu não sabia que vocês se interessavam tanto por esse assunto, recebi mutias mensagens perguntando se o post já foi ao ar e quando ele ia ser postado. Pois então minha gente, ele tá aqui. Os livros que selecionei para vocês são livros que já li e adorei, livros que me ajudaram muito nesse meu caminho profissional e livros que eu ainda quero ler porque ouvi falar muito bem deles. Separei eles em e-book e físicos (os que consegui achar em e-book), por preço e claro, sinopse. Espero que gostem da seleção! Quero ver todo mundo lendo e trabalhando mais essa escrita, viu?

O  S E G R E D O  D A  C R I A T I V I D A D E



Sinopse: Este manual indica os caminhos para a escrita criativa. Aprenda aqui técnicas para desenvolver a imaginação, evitar bloqueios e expressar suas ideias para escrever um bom livro. (Submarino)


A  M E C Â N I C A  D A  F I C Ç Ã O
Sinopse: James Wodd conseguiu transformar a crítica literária num assunto "pop" sem ceder em nada à facilidade. Conseguiu contrariar a hostilidade do mundo jornalístico aos textos, inicialmente considerados «muito académicos» e, ao mesmo tempo, fazer com que as revistas "Time" e "New Yorker" cobiçassem os seus ensaios. Mas Wood não trata apenas dos autores clássicos; a atenção aos autores novos, e não apenas os que escrevem em inglês, fez dele um autor venerado em todo o mundo e muito estudado nas universidades. Neste livro, James Wood aborda o modo de funcionamento do romance, alertando para os principais truques dos grandes escritores - e mostrando aos leitores como é importante conhecer esse funcionamento para melhor apreciar as grandes obras de arte. Importante para estudantes, professores e bons leitores. (Wook)

O  D I S C U R S O  F A Ç A  B O A  A R T E

Sinopse: Em maio de 2012 o autor best-seller Neil Gaiman subiu ao palco da University of the Arts na Filadélfia para fazer um discurso de formatura. Durante dezenove minutos ele dividiu com os formandos suas ideias sobre criatividade, bravura e força, encorajando os novos pintores, músicos, escritores e sonhadores a quebrar as regras, pensar de forma inovadora e, acima de tudo, fazer boa arte. O discurso virou um livro, idealizado pelo renomado designer gráfico Chip Kidd, que contém o texto inspirador de Gaiman na íntegra. Seja para um jovem artista no início de sua jornada criativa, ou como sinal de gratidão para um mestre a quem se admira, ou para você mesmo, essa obra é o presente ideal para quem dá tudo de si a fim de fazer bem-feito o que faz. (Submarino)
A  J O R N A D A  D O  E S C R I T O R
Sinopse: Em 1949, no clássico O herói de mil faces, o estudioso Joseph Campbell conceituou a chamada Jornada do Herói: uma estrutura presente nos mitos e replicada em todas as boas histórias já contadas e recontadas pela humanidade. Em A Jornada do Escritor, Christopher Vogler faz uma detalhada e esclarecedora análise desse conceito, tomando como base diversos filmes importantes. Resultado de anos de estudo sobre mitos e arquétipos, somados à experiência de Vogler na indústria cinematográfica norte-americana, esta edição, revisada pelo autor, é uma obra de referência fundamental não apenas para quem deseja escrever boas histórias ¿ bebendo da fonte dos mais belos e fascinantes mitos já criados pela mente humana, como para quem quer entendê-las melhor, relacionando-as à própria vida. (Submarino) (Lelivros)
D E  O N D E  V E M  A S  B O A S  I D E I A S


Sinopse: Para Steven Johnson, que já foi chamado de o 'Darwin da Tecnologia', as grandes inovações criadas pela humanidade não resultam de prodigiosos talentos individuais ou de mentes superiores isoladas. As maiores invenções, ao contrário do que costumamos pensar, precisam de ambientes propícios onde possam florescer. Quais as características desses ambientes? Exatamente que processos estimulam nossa criatividade? O que podemos fazer para recriá-los em nosso cotidiano? São essas perguntas que o autor responde em De onde vêm as boas ideias. (Saraiva) (LeLivros)

P A R A  L E R  C O M O  U M  E S C R I T O R


Sinopse: É possível ensinar a um escritor o seu ofício? A questão é polêmica, especialmente quando proliferam cursos de graduação e de extensão com essa proposta. Escritora e crítica literária, Francine Prose defende que, sim, há muito o que aprender com os mestres. Virginia Woolf, Jane Austen, Nabokov, Philip Roth e Flaubert são alguns dos autores a quem dedica uma leitura atenta e cuidadosa, em busca do segredo do 'escrever bem'. De cada um, extrai valiosas lições. Uma obra indispensável para escritores iniciantes e leitores inveterados! (Saraiva) (MinhaTeca)


O  D E S I G N  D A  E S C R I T A


Sinopse: Este livro é dedicado a todos aqueles que desejam, por necessidade profissional ou por simples desejo estético, ir além de produzir um texto burocraticamente correto, claro e coerente. Oferece para isso sugestões originais sobre como introduzir uma idéia nova num texto e sobre como desenvolvê-la, buscando uma boa posição argumentativa ou, simplesmente, a sedução do leitor. Ensina, também, a partir da moderna ciência cognitiva, como utilizar pequenas histórias, comparações e metáforas para dar maior consistência e criatividade ao texto. (Saraiva) (Lelivros)

S O B R E  A  E S C R I T A



Sinopse: O livro é considerado por muitos uma autobiografia do King e os leitores terão a oportunidade de mergulhar um pouco na vida pessoal dele (como, por exemplo, o acidente que quase o matou em 1999) e conhecer também como funciona seu processo de escrita. (Submarino) (Lelivros)




C O M O  E S C R E V E R  D I Á L O G O S
Sinopse: O diálogo é uma das estratégias literárias mais úteis e, por sua vez, uma das mais difíceis de produzir. Ele reforça a presença dos personagens e contribui para o dinamismo da narrativa.
Este manual apresenta as funções principais do diálogo no romance e no conto, ensinando ao leitor a arte de utilizá-lo na hora certa, além de revelar as chaves para:
- Conseguir uma perfeita sintonia entre os personagens e seus diálogos;
- Diferenciar as falas dos personagens para definir as características de cada um;
- Brincar com as nuances de expressão;
- Saber alternar, no texto, os diálogos e a narração. (Submarino)

V E N C E N D O  O  D E S A F I O  D E  E S C R E V E R  U M  R O M A N C E



Sinopse: Nesta obra, o autor com maior número de títulos publicados no mundo conta ao leitor como se dá seu processo criativo e explica os passos necessários para escrever um best-seller. Ele aborda a estrutura do romance e seus aspectos mais importantes, fala sobre os principais tipos de leitor e mostra como montar um projeto literário de sucesso. Para os aspirantes a escritores e os apaixonados por livros. (Submarino) (LeLivros)

39 comentários:

  1. Ótimos livros, a mecânica da ficção é excelente!
    Beijoos. ❤
    www.amordeluaazul.com.br

    ResponderExcluir
  2. Muito obrigada pelas dicas, eu realmente estava precisando. O único que eu já conhecia é o "Sobre a escrita" do Stephen.

    Beijos,
    Duas Livreiras

    ResponderExcluir
  3. Obrigada pela dica! Acabei de fazer o pedido do Faça Boa Arte *-*

    bruna-morgan.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obaa! É um livro muito bom. Garanto que vai gostar :3

      Excluir
  4. Olá, Kézia.
    Ótima postagem. Eu não escrevo nada, prefiro ler, mas pra quem escreve, é muito bom esse tipo de dica, toda ajuda é bem vinda.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade! Fiz a postagem porque conheço muita gente que gosta de escrever, ai já ajuda hehe

      Excluir
  5. Eu adoro "O discurso Faça Boa Arte" acho um livro incrível que ajuda não só a escrever bem como a melhor viver! Gaiman é um dos meus autores preferidos sem sombra de dúvidas!

    Pandora
    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  6. Amei, post bom e útil ...vou procurar e vou ler, adorei as dicas
    Muito obrigada Kézia por nos trazer algo tão importante hoje em dia.
    Bjs

    ResponderExcluir
  7. Já conheço alguns da sua lista. Achei muito boa inclusive, os que eu não conhecia pretendo conhecer em breve <3

    Blog.
    Facebook.

    ResponderExcluir
  8. Olá!

    Ótimas dicas, adorei! =)

    www.booksimpressions.com.br

    ResponderExcluir
  9. Oi :D
    Adorei as dicas.
    Li esse do Neil Gaiman e acho ótimo!


    @saymybook
    saymybook.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. Acredita que eu não conhecia nenhum desses livros!!! Pois é! Sempre tive facilidade em escrever, pois a leitura ajuda muito e sempre li horrores, mas nunca consegui finalizar uma obra :C sei lá porque. A quem tem interesse em começar e acabar haha, suas dicas são muito boas!

    http://www.leitorasvorazes.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tbm sempre tive facilidade por justamente ler muito, mas gosto de ler livros que retratam só esse assunto pra ficar melhor e escrever melhor meu livro :3

      Excluir
  11. Oii, eu adoro ler e adoro escrever.
    Adorei as tuas dicas, gosto muito de aprender e aperfeiçoar a minha linguagem, tanto verbal quanto escrita!

    Beijos!
    Blog Bianca Schultz

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada! Que bom que gostou. Eu tbm adoro ler isso :3

      Excluir
  12. Eu só tenho Sob a Escrita aqui comigo, mas pretendo ler vários dessa lista para me ajudar com os meus projetos! Adorei as recomendações ♥

    Beijos,
    http://daniperere.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obaaa! Que bom que gostou delas <3 Leia msm hehe

      Excluir
  13. ADOREI essa lista! Já coloquei vários na minha lista de leitura. Obrigada!
    Bjs

    EntreLinhas Fantásticas - SORTEIOS NO BLOG! PARTICIPE :)

    ResponderExcluir
  14. Muito legal sua dica. Até tenho um para indicar que não está na lista, e já li e gostei muito: Como melhorar um texto literário. Já saiu até um segundo livro da série se não me engano, é da editora Gutenberg :)

    www.vivendosentimentos.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa, obrigada pela indicação <3 Vou anotar aqui pra poder comprar depois :3

      Excluir
  15. Adorei o post <3
    as dicas de leitura são ótimas mesmo! Ajudam muito, tenho alguns da lista e eles me ajudaram bastante a desenvolver minha escrita. Me ajudaram a criar meu livro e escrevê-lo está sendo muito mais tranquilo. Isso me inspirou a criar uma coluna no meu blog "Hora do Escritor", para citar dicas e formas de ajudar outras pessoas, que como eu, sempre tem certa dificuldade apesar de amar escrever. É descobri que é uma delícia falar sobre escrever e ler esses livros tbm =3
    um abraço!
    (E mais uma vez desculpe a bíblia no Post da blogueira - eu só vi o tamanho mesmo depois de enviado hahahaha)
    Pandora
    Pan's Mind

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu li a coluna, adorei! Espero que continue postando ela porque é muito boa! É mesmo uma delicia, né?
      Hhaha que nada linda, eu ADOREI seu comentario, adoro comentarios grandes assim *-*

      Excluir
  16. Oi
    eu to precisando ler uns livros desse para ver se me ajuda a escrever melhor, gostei da s dicas, acho qe só tinha visto a divulgação de um.

    momentocrivelli.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leia, com certeza vão te ajudar :3 Obrigada! Fico feliz que tenha gostado

      Excluir
  17. Que demais! Eu não conhecia nenhum deles, vou até procurar para comprar alguns, tenho certeza que serão muito úteis! Obrigada pela dica :)

    Um beijo! ♥
    www.daniquedisse.com.br

    ResponderExcluir
  18. Oi Kézia!
    Não tenho costume de ler livros técnicos, mas tenho interesse em ler o discurso do Neil Gaiman e o Sobre a Escrita do King

    Beijos,
    Epílogos e Finais

    ResponderExcluir
  19. Falei de você aqui
    http://bruna-morgan.blogspot.com/2016/03/o-discurso-faca-boa-arte-de-neil-gaiman.html

    ResponderExcluir
  20. Kézia, tem um livro chamado palavra por palavra que é muito bom. Vá atrás dele.
    É de uma escritora que dá aulas de redação criativa nos EUA.
    Todas as dicas do curso estão no livro.

    www.blogdahida.com

    ResponderExcluir
  21. Sou estudante de letras e não conhecia nenhum desses livros, vou marcar no skoob pra começar a caça-los. Obrigada!

    www.fenix-es.blogspot.com

    ResponderExcluir
  22. Caramba, sensacional esse post! Já está salvo nos meus favoritos :) sempre amei escrever, tanto que hoje trabalho como redatora, meu blog pessoal é algo mais como uma "válvula de escape", mas esses livros ajudam em qualquer âmbito, muito legal mesmo!
    Adorei, obrigada pelas dicas. Beijão,
    camilatrevisan.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

© Kézia Martins / Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento por: Colorindo Design
Tecnologia do Blogger.