HOME SOBRE CONTATO FREEBIES CLIPPING

Resenha: Jogos Mentais


02 setembro 2016


Eu não sei como começar a falar de Jogos Mentais.

Somos apresentados a um mundo onde tem mais gente vivendo dentro de uma realidade virtual do que vivendo mesmo. Estudam em escolas virtuais, têm encontros nessa realidade virtual, só vêem as pessoas por essa realidade virtual. As crianças, vão a parques nessa realidade... É quase como se a realidade mesmo fosse um lugar chato e sem vida, literalmente sem vida. Quando as pessoas se ‘’conectam’’, o corpo delas ficam deitados e elas podem andar, conversar, ir a festas, tudo, como se vivessem nessa outra realidade, onde é tudo melhor porque eles podem fazer o que quiser e ir para onde querem. - Algumas pessoas ficam meio que viciadas nisso, e acabam ficando bem piradas na realidade -.

Luna é uma recusadora, faz parte dos que não querem fazer parte dessa realidade virtual, por algum motivo. Vêem ela como uma pessoa estranha, ‘’lunática’’, como a chamam. Eu diria que ela é uma personagem muito forte.

Alguns personagens bem fortes na historia são os hackers, quem meio que hackeia essa realidade, podendo fazer o que quer nela. Surgir coisas do nada, por exemplo. Eles tem um olho todo tatuado, como se fosse um premio pelo que fazem.

Uma coisa bem interessante, é que em uma determinada parte do livro, a autora faz uma referencia a outro livro dela, Reiniciados, e o coloca como um jogo virtual. Achei isso muito bacana.

Não tem como contar muito da história sem dar spoilers, então vou me resumir a isso.

Eu diria que o livro é ótimo e prende bastante. Li algumas resenhas antes de comprar o livro, e algumas diziam que os personagens eram fracos. Eu discordo disso, na verdade, eu achei eles bem reais, me apeguei bastante a eles.

A história é escrita em primeira pessoa e em tempo presente – a ultima parte me incomodou um pouco no começo, por não ser muito acostumada, mas vai ficando fácil de ler. Os capítulos não são tão longos e o livro é separado em partes, uma coisa bem bacana, na minha opinião.


Eu achei a capa linda, por mais que a original tenha muito mais a ver com a história.

Jogos Mentais me deixou bem pensativa, sobre como ficaria o mundo se fosse tomado por outra realidade, melhor e... Virtual. Quer dizer, já somos bem ligados a celulares, computadores, televisão... Confesso que enquanto lia eu realmente fiquei com medo de que um dia algo assim se tornasse realidade. De acharem uma realidade ‘’melhor’’ e ninguém querer voltar para a vida.

Se eu fosse dar um ponto fraco para o livro, acho que eu diria que tem um mistério todo durante todo o livro e no final a autora meio que joga tudo de uma vez. E falando no final, posso dizer que eu me surpreendi muito, talvez não de uma maneira positiva. Achei muito forte. E ele me deixou bem chateada. Mas não vamos falar muito, para não ter perigo de spoilers.

Eu recomendo muito o livro. Acho que para quem já leu Reiniciados, vai gostar muito desse. É até bacana ler Reiniciados antes, para entender algumas das referencias, mas não é algo necessário.
 Se você gosta de coisas que envolvem a mente, outras realidades, provavelmente vai gostar bastante desse livro.

Leiam, quem achou interessante ou gosta da autora, e tirem suas próprias conclusões. As opiniões sobre esse livro parecem ser bem variadas. Bom, essa é a minha; o livro é incrível, mas o final poderia ser melhor.




Livro: Jogos Mentais
Autor: Teri Terry
Editora: Farol
Páginas: 480
Comprar: Saraiva
Nota:         

7 comentários:

  1. Olá,
    Não li Reiniciados, mas gostei da premissa.
    A capa realmente me encantou, é intrigante.
    Um final forte me deixa curiosa também!
    Beijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Oi Kézia!

    É tudo tão virtual que daqui a pouco estamos comendo virtualmente tb rsrsrsr bacana a autora fazer referência de outra livro dela, pena que o final te deixou chateada, mas ainda assim fiquei curiosa!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  3. Já faz tempo que tenho vontade de ler esse livro. Acho que após a sua reflexão você não gostou muito do que viu no livro, né? Essa possibilidade de viver no mundo virtual. Parece pela resenha que você se identificou com a Luna hahaha. Aliás, fiquei pensando em qual o papel da Luna nisso tudo. Ela vai tentar terminar com esses jogos? Trazer as pessoas de volta à realidade? Ou é algo mais profundo e complexo do que isso?
    Já li dois livros do estilo que gostei bastante. Um é Jogador n° 1, e o outro é O Jogo Infinito. Ambos tem realidades virtuais e, olha, eu nem reclamaria tanto em viver em uma dessas, viu hahaha

    xx Carol
    http://caverna-literaria.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Oii Kézia,
    Já li a trilogia Reiniciados da autora e gostei bastante. Esse é um livro que quero conferir mesmo com alguns pontos negativos que já ouvi falar.
    Bjs e um bom fim de semana!
    Diário dos Livros
    Siga o Twitter

    ResponderExcluir
  5. Oie Kézia =)

    Não conhecia o livro, mas gosto bastante dessa temática. Confesso que quando a série Reiniciados foi lançada fiquei bem curiosa em conhecer a história. Mas depois li umas resenhas negativas e desanimei. E os pontos fracos que você citou nesse livro, provavelmente seriam os menos que me incomodariam. Então acho melhor deixar ele passar, pelo menos por enquanto.

    Ótima resenha!

    Beijos;***

    Ane Reis.
    mydearlibrary | Livros, divagações e outras histórias...
    @mydearlibrary

    ResponderExcluir
  6. Meu deus, esse livro olha essa capa *---*
    Quero muito ler. Beijos
    Estilhaçando LivrosCantar em Verso

    ResponderExcluir
  7. Poxa, Ké, também me deixou bastante pensativa. E eu espero que de fato ninguém invente um mundo dessa, pois muitas pessoas não iriam querer voltar para a realidade!

    Beijão, mariasabetudo

    ResponderExcluir

© Kézia Martins / Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento por: Colorindo Design
Tecnologia do Blogger.