HOME SOBRE CONTATO FREEBIES CLIPPING

MULHERES EM CENA: MARIA ISABEL E SORAIA


19 janeiro 2018



O livro de histórias do projeto Mulheres Em Cena, da autora Nara Costa, é dividido em duas partes, em duas histórias de mulheres diferentes. A primeira se chama ''Maria Isabel: A dona de casa'' e a segunda se chama ''Soraia: A empresária''. Ambas as histórias são curtas, então é difícil as resenhar sem dar detalhes, portanto vou fazer o melhor que conseguir para evitar spoilers.


A história de Maria Isabel fala sobre uma mulher que tenta se empoderar, criar o filho e viver em harmonia com o marido, mas que não está nada bem no fundo e já não sente o mesmo pelo casamento. Temos, desde o início, uma mulher que não é valorizada pelo marido, que a trata como se fosse algo que sempre vai estar ali para ele. Que não se importa em como ela está se sentindo, em como ela está vivendo. Enfim, alguém que realmente não se importa em saber se ela está ou não satisfazendo suas vontades.

O marido, além de tudo, viaja a trabalho e nem se importa em saber como ela está se sentindo. Maria Isabel se vê presa à uma rotina, à ações que ela já memorizou, aguentando coisas que a deixa mal todos os dias, com a intenção de não acabar com a vida que ela já construiu. A casa, o filho, o casamento. Ela se aprisiona a isso com medo de não conseguir saber o que fazer sem isso, com medo de perder essas coisas que conquistou.

Ás vezes, o marido demonstra ser carinhoso, dizendo palavras que a conforta e tentando passar um tempinho com ela, o que faz com que ela queira sempre esperar algo no relacionamento mudar para melhor. É a história de uma mulher com um casamento frio, onde não parece mais existir felicidade, mas que a encontra em alguns momentos e ousa ter esperança novamente.

Ela vai atrás de ser livre, de poder ter suas vontades e desejos realizados. Tenta valorizar a mulher e a mãe que é e isso faz com que ela cometa alguns deslizes.

É uma história sobre a culpa que alguém leva por tentar ser livre, por não querer ser rebaixada, que tem toda uma pressão, principalmente da sociedade e de coisas impostas, que pesa na vida e nas decisões dela. Mostra a trajetória de uma mulher em busca de uma vida feliz. É um livro que fala sobre alguém que está decidindo entre seguir ou não suas próprias escolhas. De alguém que pretende descobrir se vale ou não a pena desistir de tudo o que conquistou, que possui no momento, para poder ser livre e viver das próprias vontades.

                     

A história de Soraia se inicia mostrando uma mulher feliz, bonita e que cuida de si mesma e da família, mas isso muda assim que ela descobre da morte de Gustavo, por quem ela foi apaixonada - e retribuída - na adolescência, sendo impedida de levar o amor adiante e o deixando para trás. Ela descobre que ele nunca deixou de a amar, que observava ela de longe a vida toda e que tinha um lugar especial onde queria que fosse deles no futuro - ele tinha uma obsessão que era, de certa forma, doentia, já que ele tentou criar uma maneira de que parecesse que ambos viveram juntos, mas não tinha realmente ido atrás dela .

A partir disso, vemos Soraia se destruindo aos poucos, tomando álcool todos os dias, deixando de se cuidar, deixando a empresa que era dona na mão dos funcionários e da irmã, se afastando dos filhos. Conforme mais ela vai descobrindo sobre Gustavo e sobre quem ele se tornou no tempo em que ficaram afastados, mais ela se maltrata, entrando em depressão e não consegue admitir que se tornou uma alcoólatra sem controle de si mesma. O amor que era para ser bonito se torna cada vez mais possessivo e estranho e ela precisa começar a o olhar com outros olhos, para tentar enxergar algo que a deixe bem para seguir em frente e não se matando aos poucos como Soraia estava fazendo.

Uma boa parte do livro se passa com ela nesse estado, com a família tentando ajudar, mas desistindo aos poucos.

Soraia precisa encontrar uma forma de voltar a viver, de voltar a ter animo pela vida, de dar amor para os filhos e a irmã e voltar a ser a mulher que era ou que gostaria de ser. A história se passa mostrando o dia a dia de uma mulher que desistiu de viver, mostrando aos poucos como ela se tornou aquela pessoa e se ela consegue ou não voltar a viver de uma forma saudável e feliz.




TÍTULO: MULHERES EM CENA: MARIA ISABEL E SORA
AUTORA: NARA TOSTA
EDITORA: BAMBUAL
LIVRO ENVIADO PARA RESENHA
PÁGINAS: 170



Nenhum comentário:

Postar um comentário

© Kézia Martins / Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento por: Colorindo Design
Tecnologia do Blogger.